06 dezembro 2013

Resenha: Garotas de Vidro

Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 272
Nota Pessoal: 5/5
Média do Skoob: 4.2/5

Lia e Cassie são melhores amigas, garotas geladas. Ambas sofrem de transtornos alimentares, Cassie com a Bulimia Nervosa e Lia com a Anorexia Nervosa. 

Mas quando a obsessão pela magreza tira a vida de Cassie, Lia passa a ter problemas para enxergar a verdade - e distingui-la da mentira -  e negar seu problema faz com que ele a domine cada vez mais. 

"O que eu quero? A resposta para essa pergunta não existe"

Através da narração de Lia vivemos o drama de alguém que não consegue se enxergar como realmente é. Ela quer ver os números caírem no visor da balança, mas sabe que só se sentirá feliz quando ele for formado de um único dígito: 0

Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laurie Halse Anderson  aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Continue lendo, para saber minha opinião sobre o livro. 


   Laurie Halse criou o livro sobre um assunto muito polêmico e dramático. A narração da protagonista é real e cruel, às vezes impressionante. Me senti um pouco Lia após a leitura do livro, e me senti parte Cassie também. 

Depois da leitura me olhei no espelho, sorri e disse; "Tudo bem para mim os quilinhos extras". E acho que o livro desenvolve muito disso em nós, amor próprio. Minha professora de Ciências sempre diz que a melhor forma de advertir é chocando, e Laurie com toda certeza cumpriu a missão!  

Neste post eu separei para vocês meus quotes favoritos do livro (o que foi uma tarefa difícil), então deem uma olhadinha para terem uma noção da narração e intensidade se ainda não leram.  

Espero que tenham gostado, nos vemos em breve! Beijão e não deixem de comentar; Já leram? Curtiram? Conhecem outro livro no mesmo estilo? Me digam!

25 comentários:

  1. Eu já tive a oportunidade de ler mais acabei nem lendo pois não curto muito o tema.
    A minha tia, que leu, disse que além de problemas com o peso, uma delas se cortam. Eu nunca entendi essas pessoas então por isso não me interessei muito.
    Mas a capa é linda!
    Acho que devia ter lido!
    Já estou seguindo.

    cheirinhodolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É verdade, a Lia se corta (ela acha que a dor do corte é uma punição por querer comer). E a temática do livro é muito forte e dramática, então não indico para quem não gosta do estilo.

      A capa é linda sim, hahah
      Dê uma chance à ele !
      Obrigada <3

      Excluir
  2. Esse é um tema que todo adolescente deveria ler. Até o pessoal que já passou dessa fase também.
    Eu ainda não li o livro, mas gostei do que você disse sobre a autora nos fazer refletir sobre o amor próprio.
    Ótima resenha.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! É uma leitura muito útil para quem está passando por essa fase de descoberta de si mesmo e os adolescentes também são os que mais sofrem com os tais "padrões de beleza".

      Leia, Mari! Você vai adorar, e a autora nos faz refletir muito sobre isso.
      Beijão!

      Excluir
  3. Já li esse livro há um tempo... Lembro que gostei bastante, mesmo o tema sendo um pouco pesado. E lembro também que me fiquei ligeiramente decepcionada com o final.

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Passei para retribuir a visita e estou de boca aberta! Uau!!!
    Você escreve muito bem, simplesmente amei, e ai vou ler um pouco sobre você e descubro que tem apenas 13 anos.
    Primeiramente, parabéns pelo blog, é lindo, e o conteúdo perfeito. Adorei a resenha, e inclui o livro nos desejados. Doida pra ler. Beeijos.
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! hahah
      Nunca recebi tantos elogios, nem sei como agradecer <3 .
      Quando tiver a oportunidade lê-lo resenhe-o para nós! (espero que goste tanto quanto eu)

      Volte sempre, Bia!
      Beijão.

      Excluir
  5. Oi marida! \õ/

    Desculpa sumir viu? Tava estudando que nem louca e valeu a pena. PASSEI NO VESTIBULAR! Agora posso voltar a visitar os blogs, e não podia deixar de vir aqui :D

    Esse livro me chocou, e no fim eu fiquei com o mesmo sentimento que você, meio que uma aceitação, sei lá. Mas não dá pra negar que é genial. Eu adorei, de verdade.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Deus, olhe quem está aqui! <3

      PARABÉNS MARIDA! Valeu super a pena então! Obrigada por lembrar de vir aqui <3 Volte sempre minha amada (você já é de casa o/ hahah)

      Somos tão gêmeas... hahah
      Fiquei muito feliz com o cronograma do blog Almond, posts todos os dias! Com certeza passarei lá sempre (agora estou de férias).

      Beijão!

      Excluir
  6. Oi Nicolly!
    Seu blog e lindo, adorei!
    Nao conheço muitos livros do genero por nao ser o meu favorito, mas deve ser bom!
    beijao!

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty!
      Obrigada <3
      É sim. Dê uma chance quando puder, quem sabe goste.

      Beijão!

      Excluir
  7. Ainnnn, acho que esse livro é bem pesado sobre o tema, com certeza as pessoas que se importam muito com o peso principalmente deveriam ler.

    Esse eu lerei um dia! :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, principalmente mas a leitura fará bem a todos com toda certeza. É bom para nos preocuparmos menos com os padrões de beleza.

      Beijão!

      Excluir
  8. Oi Nic, tudo bem?
    Já li esse livro e logo mais sai resenha também :)
    Me senti também um pouco Lia e parte Cassie depois da leitura, passei a me aceitar melhor!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo, e com você?
      Sério? Vou esperar para conferir então.
      Então sentimos a mesma coisa hahah

      Beijão!

      Excluir
  9. Ah, esse livro parece ser bem pesadinho, né?
    Mas é um livro que eu estou MORRENDO de vontade de ler, parece ser incrível.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é, mas é um choque necessário para desenvolvermos mais consciência e amor próprio.
      Eu indico! Quando tiver a oportunidade resenhe para nós, hein?

      Beijão!

      Excluir
  10. Oi..
    Não lembro de ter visto um livro com esse tema. Mas adorei, parece ser uma boa leitura. Eu leria com certeza.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi !
      É realmente raro encontrar um livro (legal) sobre o tema.
      É sim uma boa leitura, eu indico.

      Beijão!

      Excluir
  11. Quero muito ler esse livro já há algum tempo. Esses livros mais pesados, que tratam de temas mais sério super me atraem.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super indico, se livros do gênero te atraem você vai amar esse.

      Beijão!

      Excluir
  12. Eu tenho vontade de ler, mas todas as resenhas que eu vejo, as pessoas criticam, então...tenho um pouco de medo kk
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Leia, tire suas próprias conclusões! Hahah talvez goste tanto quanto eu.

      Beijão!

      Excluir
  13. Já li algumas resenhas desse livro e ele parece ser realmente bom. Gostei da Resenha.

    Respondi a Tag "Conhecendo a Blogueira" no meu blog te indiquei para fazer também.
    Link: http://incontrolaveispalavras.blogspot.com.br/2013/12/tag-conhecendo-blogueira_30.html#more

    Parabéns pelo blog.
    Beijos!

    http://incontrolaveispalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por comentar, sua opinião é muito importante para mim.
Críticas construtivas serão muito bem-vindas! E não se esqueça de deixar uma sugestão para o próximo post.